Pequenas
atitudes, que, em lugar de auxiliar as crianças no processo de fascínio pela
leitura, acabam criando uma animosidade entre a criança e o livro.
São elas:
·
Reforçar
para as crianças o fato delas não gostarem de ler;
·
Obrigar
a ler – não obrigue o gosto do outro, mostre o seu entusiasmo de leitor;
·
Mandar
ler um livro que não agrada – cada idade tem um amadurecimento, um despertar,
mesmo sem entrar no critério do gosto;
·
Exigir
que leia o livro por inteiro – incentivar a mudar de leitura, se for o caso;
·
Deixar
a criança só com o livro – este objeto pode ser para ela um objeto
aparentemente hostil que exige um esforço excessivo;
·
Contar
todos os detalhes do livro – deixar o livro falar por si só, preservar o
mistério;
·
Transformar
o livro em dever de casa – o que o vincularia a uma obrigação;
·
Transformar
o livro num instrumento acadêmico – faz com que o livro perca o encantamento e
o mistério, tornando-se uma mera ferramenta;
·
Obrigar
a comentar o livro lido – tem que ser espontâneo e prazeroso;
·
Utilizar
o livro como instrumento de coerção – usá-lo como castigo, ameaça por tarefas
não cumpridas.

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