
Editora Cultrix, 2006 - 312 páginas
Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro,
reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças
para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com
aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto
dos sistemas - familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para
criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não
aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais,
em benefício de ambas as partes. Em outras palavras,
elas terão que ser 'ecologicamente alfabetizadas'.
O conceito de 'alfabetização ecológica', inspirado nas teorias de
Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização,
localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação
ambiental como disciplina escolar. Os artigos e ensaios reunidos
nesse livro - publicação em língua portuguesa do Centro de
Eco-Alfabetização - revelam o trabalho que está sendo realizado
pela vasta rede de parcerias desse Centro. Numa escola de nível médio,
por exemplo, Alice Waters criou um programa que não apenas oferece
aos estudantes alimentos saudáveis, mas também os ensina a cultivar
uma horta - e nela estudar os ciclos da vida e os fluxos de energia -
como parte do currículo. Entre os projetos estudantis apoiados pelo
Centro de Eco-Alfabetização e descritos nesse livro, estão a recuperação e
exploração de baias hidrográficas, parcerias entre fazendas e escolas, e
programas de educação ecológica voltados para a justiça ambiental.
'Alfabetização ecológica' reúne teoria e prática com base no que existe
de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação.
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