Ensinar Matemática de maneira divertiva: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM O objetivo deste trabalho é destacar a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no aten...
Efeitos das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Os efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática geralmente são diversos e vão além da área acadêmica especifica, afetando áreas como a atenção, a impulsividade, a perseverança, a linguagem, a leitura e a escrita.
Área de dificuldade: Atenção seletiva
Amostra de condutas
· Parece não conseguí-lo.
· Distraí-se com estímulos irrelevantes.
· Conexões e desconexões.
· Fadiga-se facilmente quando tenta concentrar-se.
Área de dificuldade: Impulsividade
Amostra de Condutas
· Buscas curtas.
· Trabalha rápido demais e por isso, comete erros por descuidos.
· Não usa estratégias de planejamento.
· Frusta-se facilmente.
· Ainda que se conceitualize bem, é impaciente com detalhes.
· Cálculos imprecisos.
· Desatenção ou omissão de símbolos.
Área de dificuldade: Perseveração
Amostra de condutas
· Tem dificuldade em mudar de uma operação ou um passo para outro.
Área de dificuldade: Inconsistência
Amostra de condutas
· Resolve os problemas em um dia, mas no outro não.
· É capaz de grande esforço, quando motivado.
Área de dificuldade: Automatização
Amostra de conduta
· Não examina o trabalho.
· Não pode indicar as áreas de dificuldade.
· Não revisa previamente as provas.
Área de dificuldade: Linguagem/Leitura
Amostra de conduta
· Tem dificuldades na aquisição do vocabulário matemático. Confunde dividido por/dividido entre; centena/centésimos; MMC/MDC; 4 menos X/ 4 menos X; antes/depois; mais/menos.
· A linguagem oral ou escrita se processa lentamente.
· Não pode nomear ou descrever tópicos.
· Tem dificuldade em decodificar símbolos matemáticos.
Área de dificuldade: Organização espacial
Amostra de conduta
· Tem dificuldade na organização do trabalho ba página.
· Não sabe sobre qual parte do problema centrar-se.
· Tem dificuldades representando pontos.
· Perde as coisas.
· Tem dificuldades para organizar o caderno de anotações.
· Tem pouco sentido de orientação.
Área de diculdade: Habilidades grafomotoras
Área de condutas
· Formas pobres do números, das letras e dos ângulos.
· Alinhamento dos números inapropriados.
· Copia incorretamente.
· Necessita de mais tempo para complentar um trabalho.
· Não pode escutar enquanto escreve.
· Trabalha mais corretamente no quadro-negro do que no papel.
· Escreve letra de forma em vez de letra cursiva.
· Produz trabalhos sujos, com rasura, em vez de apagar.
· Tem ineficaz domínio do lápis.
· Escreve com os olhos muito próximos ao papel.
Área de dificuldade: Memória
Amostra de condutas
· Não memoriza a tabuada de multiplicar.
· Apresenta ansiedade frente a testes.
· Ausência do uso de estratégias para o armazenamento de informações.
· Pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez.
· Parte números ou letras.
· Inverte seqüência de números ou letras.
· Tem dificuldade para recordar seqüências de algorítmos, estações e meses, etc.
Área de difilculdade: Orientação no tempo
Amostra de condutas
· Tem dificuldades em trabalhar com as hora.
· Esquece ordem das aulas.
· Chega muito cedo ou muito tarde à aula.
· Tem dificuldades em ler o relógio analógico.
Área de dificuldade: Auto-estima
Amostra de condutas
· Acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito.
· Nega a dificuldade.
· É muito sensível a críticas.
· Opõe-se ou rechaça ajuda.
Área de dificuldade:Habilidades sociais
Amostra de condutas
· Não capta os códigos sociais.
· É amplamente dependente.
· Não adapta a conversação de acordo com a situação ou com audiência.
Texto extraido do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.

Nenhum comentário:
Postar um comentário