domingo, 17 de novembro de 2013

Ensinar Matemática de maneira divertiva: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Ensinar Matemática de maneira divertiva: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM O objetivo deste trabalho é destacar a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no aten...

Efeitos das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática

Os efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática geralmente são diversos e vão além da área acadêmica especifica, afetando áreas como a atenção, a impulsividade, a perseverança, a linguagem, a leitura e a escrita.

Área de dificuldade: Atenção seletiva
Amostra de condutas                                                         



· Parece não conseguí-lo.

· Distraí-se com estímulos irrelevantes.

· Conexões e desconexões.

· Fadiga-se facilmente quando tenta concentrar-se.

Área de dificuldade: Impulsividade

Amostra de Condutas

· Buscas curtas.

· Trabalha rápido demais e por isso, comete erros por descuidos.

· Não usa estratégias de planejamento.

· Frusta-se facilmente.

· Ainda que se conceitualize bem, é impaciente com detalhes.

· Cálculos imprecisos.

· Desatenção ou omissão de símbolos.

Área de dificuldade: Perseveração

Amostra de condutas

· Tem dificuldade em mudar de uma operação ou um passo para outro.

Área de dificuldade: Inconsistência

Amostra de condutas

· Resolve os problemas em um dia, mas no outro não.

· É capaz de grande esforço, quando motivado.

Área de dificuldade: Automatização

Amostra de conduta

· Não examina o trabalho.

· Não pode indicar as áreas de dificuldade.

· Não revisa previamente as provas.

Área de dificuldade: Linguagem/Leitura

Amostra de conduta

· Tem dificuldades na aquisição do vocabulário matemático. Confunde dividido por/dividido entre; centena/centésimos; MMC/MDC; 4 menos X/ 4 menos X; antes/depois; mais/menos.

· A linguagem oral ou escrita se processa lentamente.

· Não pode nomear ou descrever tópicos.

· Tem dificuldade em decodificar símbolos matemáticos.

Área de dificuldade: Organização espacial

Amostra de conduta

· Tem dificuldade na organização do trabalho ba página.

· Não sabe sobre qual parte do problema centrar-se.

· Tem dificuldades representando pontos.

· Perde as coisas.

· Tem dificuldades para organizar o caderno de anotações.

· Tem pouco sentido de orientação.

Área de diculdade: Habilidades grafomotoras

Área de condutas

· Formas pobres do números, das letras e dos ângulos.

· Alinhamento dos números inapropriados.

· Copia incorretamente.

· Necessita de mais tempo para complentar um trabalho.

· Não pode escutar enquanto escreve.

· Trabalha mais corretamente no quadro-negro do que no papel.

· Escreve letra de forma em vez de letra cursiva.

· Produz trabalhos sujos, com rasura, em vez de apagar.

· Tem ineficaz domínio do lápis.

· Escreve com os olhos muito próximos ao papel.

Área de dificuldade: Memória

Amostra de condutas

· Não memoriza a tabuada de multiplicar.

· Apresenta ansiedade frente a testes.

· Ausência do uso de estratégias para o armazenamento de informações.

· Pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez.

· Parte números ou letras.

· Inverte seqüência de números ou letras.

· Tem dificuldade para recordar seqüências de algorítmos, estações e meses, etc.

Área de difilculdade: Orientação no tempo

Amostra de condutas

· Tem dificuldades em trabalhar com as hora.

· Esquece ordem das aulas.

· Chega muito cedo ou muito tarde à aula.

· Tem dificuldades em ler o relógio analógico.

Área de dificuldade: Auto-estima

Amostra de condutas

· Acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito.

· Nega a dificuldade.

· É muito sensível a críticas.

· Opõe-se ou rechaça ajuda.

Área de dificuldade:Habilidades sociais

Amostra de condutas

· Não capta os códigos sociais.

· É amplamente dependente.

· Não adapta a conversação de acordo com a situação ou com audiência.

Texto extraido do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.

Nenhum comentário:

Postar um comentário