quarta-feira, 25 de abril de 2012




"O amor comeu meu nome, minha identidade, meu retrato. 
O amor comeu minha certidão de idade, minha genealogia, meu endereço. 
O amor comeu meus cartões de visita. 
O amor veio e comeu todos os papéis onde eu escrevera meu nome."


João Cabral de Melo Neto

domingo, 22 de abril de 2012

Dicas que facilitam o hábito da leitura



  • Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Descubra como ter a leitura como objetivo e manter o seu prazer.
  • Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não vá se tornar uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar.
  • Cuide de seus olhos: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos.
  • Tenha meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu email diariamente. Você sabia que até mesmo em seu celular você pode ler livros?
  • Aperfeiçoe a sua leitura: de que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a idéia não é má e reler um bom livro sempre é bom, mas se você quer reter mais de tudo aquilo que lê, escolha uma maneira de fazer isso.
  • Aprenda de uma vez por todas como funciona um agregador de feeds: vamos assumir que, se você está lendo este artigo, você lê blogs. Se lê blogs e ainda não sabe usar um agregador de feeds está muito atrasado e está perdendo tempo ao ter sempre que acessar os seus sites preferidos para saber se eles já foram atualizados ou não. Possivelmente, está perdendo até mesmo textos interessantes. E, muito provavelmente, de blogs que falam de livros, literatura ou que fazem literatura propriamente dita. 
  • Prefira livrarias com bom atendentes: nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros, mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar. Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja. Em geral, essas pessoas estão nos sebos. 
  • Saiba fazer pequenos reparos em livros: nem sempre vale a pena. Livros são feitos hoje como um produto qualquer e muitos não valem um centésimo da árvore de onde saiu sua celulose. Mas o bom leitor tem sempre uma ou outra edição rara ou feita com aquela arte que mais não há. Para esses, saiba fazer pequenos reparos e como secá-los no caso de molhados. Mas para evitar esses problemas…
  • Saiba como guardar seus livros: a melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objetivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague. Guardá-lo em uma estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo. Mas se você não for capaz de tal generosidade, aprenda a conservar seus livros.
  • Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.
  • Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade prazerosa. Lembre-se: para ler mais, leia menos, mas com mais qualidade.
  • Saiba onde conseguir livros grátis: livros não são baratos. Você pode conseguir livros grátis na internet com facilidade. Ler na tela ainda é desconfortável, mas esteja ciente das mudanças tecnológicas. É possível que os e Book Readers se popularizam ou, então, alguma outra forma de leitura. Mudanças vão acontecer, não há dúvida. De outra forma, você estaria lendo ainda em papiros e tendo que aprender o funcionamento do livro,essa tecnologia tão recente.
  •  de LIVROS E AFINS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Outono

                                                Outono 

                    folha 
  ao chão...
  barulho 
frio
agasalho
                         café
                         leitura
                        dia 
                        cinza
                        saudades
                       lembranças
                                                           
(in aula  FAOP - Luciene e Lili)

segunda-feira, 16 de abril de 2012






"O Segredo não é correr atrás das borboletas... 
É cuidar do jardim para que elas venham até Você." 
(Mário Quintana)

domingo, 15 de abril de 2012

Nota Social


 

O poeta chega na estação.
O poeta desembarca.
O poeta toma um auto.
O poeta vai para o hotel.
E enquanto ele faz isso
como qualquer homem da terra,
uma ovação o persegue
feito vaia.

Bandeirolas
abrem alas.
Bandas de música. Foguetes.
Discursos. Povo de chapéu de palha.
Máquinas fotográficas assestadas.
Automóveis imóveis.
Bravos ...
O poeta está melancólico.

Numa árvore do passeio público
(melhoramento da atual administração)
árvore gorda, prisioneira
de anúncios coloridos,
árvore banal, árvore que ninguém vê
canta uma cigarra.
Canta uma cigarra que ninguém ouve
Um hino que ninguém aplaude.
Canta, no sol danado.

O poeta entra no elevador
O poeta sobe
O poeta fecha-se no quarto.

O poeta está melancólico.
Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 11 de abril de 2012


XI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2012
Livraria Asabeça (loja na Internet que comercializa livros da Scortecci Editora, Fábrica de Livros e Pingo de Letra) organiza anualmente, desde 2002, o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio de 2012 contemplará trabalhos inéditos nos gêneros literários POESIA eCONTO e tem por objetivo publicar novos talentos e promover a literatura brasileira.
REGULAMENTO
Inscrições grátis, através da ECT até 30 de setembro de 2012, valendo a data postal.
Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
O candidato poderá participar com apenas uma obra, obrigatoriamente inédita, nos gêneros POESIA ou CONTO, de até 60 páginas, formato A-4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, corpo 12, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, fonte Times New Roman.
Não serão aceitas obras com os dois gêneros.
Trabalhos publicados em Blogs e Sites (menos e-books, com número de ISBN) são considerados inéditos e poderão fazer parte da obra.
Trabalhos publicados em antologias, coletâneas, jornais e revistas perdem a condição de inéditos e não poderão fazer parte da obra.
Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
A obra deverá ter obrigatoriamente um título.
Não há necessidade de pseudônimo (nome literário).
Enviar junto com a obra, em uma única encadernação espiralada, no final da encadernação, as seguintes informações:
Nome completo (Igual ao do RG)
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
Email
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas
Enviar para:
XI PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2012Rua Dep. Lacerda Franco, 107
Pinheiros - São Paulo, SP - CEP 05418-000
PRÊMIOS
Categoria Poesia - Contrato de publicação da obra com a Scortecci Editora de 150 (cento e cinqüenta) exemplares, sendo 100 exemplares para lançamento e comercialização e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor, no formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, capa colorida com papel cartão 250 gramas, com orelhas.
Categoria Conto - Contrato de publicação da obra com a Scortecci Editora de 150 (cento e cinqüenta) exemplares, sendo 100 exemplares para lançamento e comercialização e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor, no formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, capa colorida com papel cartão 250 gramas, com orelhas.
Os livros terão ISBN, Ficha Catalográfica e selo Editorial Scortecci / Asabeça.
A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa dos exemplares comercializados, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.
Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 25,00.
Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.
OBSERVAÇÕES
- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso de seu nome e imagem pela Livraria Asabeça e Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização da obra.
- O resultado do XI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2012 dar-se-á até 31 de dezembro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores se obrigam a entregar à Scortecci Editora, no prazo de até 15 dias, após a divulgação do resultado, o arquivo digital da obra.
CRONOGRAMA
- Inscrições: até 30 de setembro de 2012.
- Divulgação dos vencedores: até 31 de dezembro de 2012.
- Lançamento das obras: Em 2013 em data e local escolhidos pela editora em comum acordo com os autores.

domingo, 8 de abril de 2012

Porque é Páscoa

" De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminarmos.
Devemos fazer da interrupção um caminho novo,
... Da queda uma dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro "


Fernando Sabino

A Importância da Leitura




Ler é importante

Até os que não praticam o “ler é importante” reconhecem o seu valor como modelo eficiente na busca do conhecimento individual e também coletivo, essencialmente universal.


Hoje existem diversas outras maneiras também eficazes para a obtenção do conhecimento, mas a leitura é ainda o melhor dos caminhos. O hábito, do qual tanto se fala como necessidade para o gosto pela leitura, lembra o de um corpo que aos poucos vai ganhando, com exercícios, o que chamamos de condicionamento físico.

Ler também é divertido. Ou não é? A leitura de um bom livro lembra paixão. Um bom livro não se larga, não se abandona, não se esquece. É assim que paixão vira amor.


O início – como tudo na vida – não é fácil. É preciso vontade. Opções mais sedutoras acabam nos levando para o menos trabalhoso. O pecado da preguiça opera desculpas e faltas disso e daquilo, provocando em nós o aparecimento do que chamamos de silêncio cultural. Silêncio cultural é a mesma coisa que falta de conteúdo. Corremos o risco de uma geração que só lê manchetes e links, que nem sempre, em sínteses, expressam o cerne da questão.

Antes que eu esqueça, do que deve ser lembrado, é que o tal hábito da leitura passa pelo esforço das partes (mercado, profissionais do livro e governo) e de todos os agentes (professores, intelectuais e leitores). Não há educação quando a ignorância habita a família, a escola, o trabalho, os governos. Não há leitura sem o comprometimento do livro com suas mais diversas ferramentas. O livro precisa colocar-se aos olhos. Ele é mágico, oportuno e pluriapto. A inclusão cultural pela leitura deve, e precisa, passar pela coragem política do mundo real e virtual.

O livro pode até acabar, na forma como hoje o conhecemos, na plataforma papel, mas a leitura não. Exclusão tem cura quando não é doença. Adentrar em uma livraria não precisa ser um desafio incomum.

Outro dia – ainda na minha adolescência – quando descobri que “ler é importante” alguém desavisado me disse: Um país se faz com homens e livros. Foi Lobato quem me disse do papel para o meu profundo despertar. Naquela tarde incomum atendi ao seu chamado.

Depois escutei também os segredos de Alencar, Sabino, Clarice, Machado, Bandeira, Cecília, Drummond, Graciliano, Lygia, Cabral, Bilac, Rachel, Callado, Gullar e todos os outros Amados.

João Scortecci



http://www.joao.scortecci.nom.br/lermais_materias.php?cd_materias=80&friurl=:-A-Importancia-da-Leitura-:

Se procurar bem você acaba encontrando



"Se procurar bem você acaba encontrando.

Não a explicação (duvidosa) da vida,

Mas a poesia (inexplicável) da vida." 

Carlos Drummond de Andrade 

terça-feira, 3 de abril de 2012

NOCTURNO  
Florbela Espanca
                                                                                                            
Amor! Anda o luar todo bondade,  
Beijando a terra, a desfazer-se em luz. .  
Amor! São os pés brancos de Jesus  
Que andam pisando as ruas da cidade!


E eu ponho-me a pensar ... Quanta saudade  
Das ilusões e risos que em ti pus!
Traçaste em mim os braços duma cruz,  
Neles pregaste a minha mocidade!


Minh’alma, que eu te dei, cheia de mágoas,  
É nesta noite o nenúfar dum lago  
‘Stendendo as asas brancas sobre as águas!
  
Poisa as mãos nos meus olhos, com carinho,  
Fecha-os num beijo dolorido e vago...  
E deixa-me chorar devagarinho ...  

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Você ja foi a Inhotim?






























:

Cildo Meireles, Desvio para o vermelho I: Impregnação, II: Entorno, III: Desvio, materiais diversos, 1967-84, foto: Pedro Motta
Então precisa ir. Se possível constantemente, pois novas galerias estão surgindo sempre. São obras com força e expressão tamanha que é difícil usar palavras. O que fica mesmo é a delícia de viver momentos que fazem-nos acreditar no homem, na grandeza e na força de um Criador, com a natureza nos mostrando o tempo todo que a beleza e a arte nos tiram da mesmice e transportam para onde queremos estar sempre, bem, com as pessoas, com a natureza, a vida, a paz completa. 
O "Desvio para o Vermelho", é pleno e ao contrário não nos incomoda, surpreende, relaxa e alegra intensamente. É bom preparar para andar, dialogar com a natureza e voltar, coisas para se ver é que não faltam.



















Foto: Heloisa Davino

Hoje estou me sentindo um Saci

 Entregar um livro a alguém é tão prazeroso, o que dizer então de fazer a muitas pessoas? Não sei ainda ao certo, mas esta vindo uma inquietude, começo de alegria, saci, estou a própria por todos os motivos. Não vou deixar de oferecer este momento a todos que aqui veem. Agora é so mais um pouco, um pozinho mágico de Piripimpim e a Biblioteca Comunitária
CASA DO CRER SER vai abrir para uma comunidade inteira e ainda com  idéias para chegar a mais gente. 
So falta um pouquinho.

PARA ENCAMINHAR OS LIVROS A SEREM DOADOS, ENTREM EM CONTATO COM este blog ou ainda com o e-mail     lilidaladeira@yahoo.com.br
Por gentileza, procure doar livros em bom estado.



Você contribuindo com a criação de uma Biblioteca Comunitária Bairro Santa Cruz - Ouro Preto - MG

2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil