AVISO LEGAL: "As informações existentes nas mensagens são para contar para todos. A utilização, divulgação, cópia ou distribuição desse blog é extremamente necessária, deve acontecer e gerar ações por todos e de todos os lugares."
terça-feira, 19 de maio de 2015
terça-feira, 12 de maio de 2015
sábado, 9 de maio de 2015
Ecopedagogia: Livro:Aqui é onde eu moro,aqui nós vivemos
Créditos: Ministério do Meio Ambiente
Escritos para conhecer,pensar e praticar o
Município Educador Sustentável
Autor: Carlos Rodrigues Brandão
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
2ª. Edição
terça-feira, 21 de abril de 2015
terça-feira, 14 de abril de 2015
Alfabetização Ecológica
Editora Cultrix, 2006 - 312 páginas
Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro,
reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças
para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com
aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto
dos sistemas - familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para
criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não
aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais,
em benefício de ambas as partes. Em outras palavras,
elas terão que ser 'ecologicamente alfabetizadas'.
O conceito de 'alfabetização ecológica', inspirado nas teorias de
Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização,
localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação
ambiental como disciplina escolar. Os artigos e ensaios reunidos
nesse livro - publicação em língua portuguesa do Centro de
Eco-Alfabetização - revelam o trabalho que está sendo realizado
pela vasta rede de parcerias desse Centro. Numa escola de nível médio,
por exemplo, Alice Waters criou um programa que não apenas oferece
aos estudantes alimentos saudáveis, mas também os ensina a cultivar
uma horta - e nela estudar os ciclos da vida e os fluxos de energia -
como parte do currículo. Entre os projetos estudantis apoiados pelo
Centro de Eco-Alfabetização e descritos nesse livro, estão a recuperação e
exploração de baias hidrográficas, parcerias entre fazendas e escolas, e
programas de educação ecológica voltados para a justiça ambiental.
'Alfabetização ecológica' reúne teoria e prática com base no que existe
de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação.
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Que tal pensar no tamanho da sua pegada ecológica?
Você já parou
para pensar no tamanho da sua pegada ecológica, ou seja, no impacto que você
causa ao meio ambiente a partir das suas ações diárias? Pois é, quem faz essa
conta se assusta com os resultados... Entretanto, há várias maneiras de mudar a
sua forma de agir para adotar uma postura responsável com relação ao meio
ambiente!
É possível reduzir o consumo de alguns produtos que geram muitas embalagens e que agridem o meio ambiente. E ainda pode-se optar pelo consumo de produtos e serviços disponíveis no mercado, que traduzem uma ideia de respeito à natureza. Procure se informar sobre o que você compra, sobre a postura do fabricante, sobre a empresa, se a mesma realiza algum trabalho social, paga seus impostos em dia e preocupa-se com o meio ambiente do trabalho de seus empregados, isto é, qualidade de vida dos mesmos e outras informações relevantes.
Outro ponto importante é observar a quantidade de resíduos que você produz. Compre somente a quantidade de alimentos que você e sua família são capazes de consumir, pois evitando o desperdício, você estará reduzindo o volume de resíduos produzidos. Além disso, ao comprar alimentos industrializados, é válido escolher aqueles produtos que utilizam embalagens que serão retornáveis ou recicláveis. Ah! E sempre se lembrando de levar uma bolsa de casa, para evitar o uso de sacos plásticos.
Fazer a coleta seletiva é fundamental, pois é o primeiro passo para a reciclagem. E para quem se habilita, é possível reciclar todos os resíduos orgânicos através da compostagem. Contudo, se você refletir antes de produzir um resíduo, deixando de produzi-lo, o benefício será muito maior para todos nós.
A questão do transporte também deve ser lembrada. Sempre que possível, dê preferência para meios de transporte que sejam públicos e coletivos, como metrô, ônibus e outros. Se tiver carro, dê carona para os seus colegas de trabalho, familiares e amigos e evite usá-lo todos os dias. Andar de bicicleta e a pé são excelentes maneiras de entrar em forma, se locomovendo ecologicamente, ao mesmo tempo.
O uso da água é outro assunto de muita relevância. Não se esqueça de fazer o uso racional desse recurso que já é escasso em muitas regiões do planeta! Ao invés de usar mangueiras para limpar calçadas, utilize a vassoura e um balde de água. Não desperdice água ao fazer a sua higiene diária, ao tomar banho, escovar os dentes, lavar o rosto e etc.
Quanto ao consumo de energia elétrica, lembre-se sempre de desligar da tomada aqueles equipamentos eletrônicos que não estiverem em uso. Já existem opções de equipamentos que consomem menos energia e água, portanto dê preferência aos mesmos quando for adquirir algum eletrodoméstico ou equipamento eletrônico. Privilegie a iluminação natural dos ambientes e evite o uso de aquecedores e ar condicionados. Você também pode usar as escadas no lugar do elevador e fazer exercício preservando o meio ambiente.
Procure saber se no seu ambiente de trabalho são adotadas práticas ambientais. Em caso negativo, comece a observar se as impressões são feitas em ambas as folhas de papel, se é realizada coleta seletiva, qual é o destino de papéis e recicláveis e assim por diante. Monte um grupo de trabalho para isso, se necessário. E incentive seus colegas a utilizarem copos não descartáveis.
Faça trabalhos voluntários. É bom para você e excelente para quem recebe a ajuda! Redes sociais são essenciais para difundir boas práticas e informações úteis. Procure sempre se informar sobre a questão ambiental e sobre dicas que possam ajudar a reduzir os impactos ambientais que você produz. Jornais, livros, revistas, sites e blogs podem ser fontes valiosas de informações! E sempre passe aquilo que você aprendeu para adiante, divulgue seus conhecimentos, ensine o que você sabe para amigos, familiares, namorados, colegas de trabalho...
O melhor é ficar à vontade para desenvolver as suas próprias práticas ecológicas!
Ecomeninas
É possível reduzir o consumo de alguns produtos que geram muitas embalagens e que agridem o meio ambiente. E ainda pode-se optar pelo consumo de produtos e serviços disponíveis no mercado, que traduzem uma ideia de respeito à natureza. Procure se informar sobre o que você compra, sobre a postura do fabricante, sobre a empresa, se a mesma realiza algum trabalho social, paga seus impostos em dia e preocupa-se com o meio ambiente do trabalho de seus empregados, isto é, qualidade de vida dos mesmos e outras informações relevantes.
Outro ponto importante é observar a quantidade de resíduos que você produz. Compre somente a quantidade de alimentos que você e sua família são capazes de consumir, pois evitando o desperdício, você estará reduzindo o volume de resíduos produzidos. Além disso, ao comprar alimentos industrializados, é válido escolher aqueles produtos que utilizam embalagens que serão retornáveis ou recicláveis. Ah! E sempre se lembrando de levar uma bolsa de casa, para evitar o uso de sacos plásticos.
Fazer a coleta seletiva é fundamental, pois é o primeiro passo para a reciclagem. E para quem se habilita, é possível reciclar todos os resíduos orgânicos através da compostagem. Contudo, se você refletir antes de produzir um resíduo, deixando de produzi-lo, o benefício será muito maior para todos nós.
A questão do transporte também deve ser lembrada. Sempre que possível, dê preferência para meios de transporte que sejam públicos e coletivos, como metrô, ônibus e outros. Se tiver carro, dê carona para os seus colegas de trabalho, familiares e amigos e evite usá-lo todos os dias. Andar de bicicleta e a pé são excelentes maneiras de entrar em forma, se locomovendo ecologicamente, ao mesmo tempo.
O uso da água é outro assunto de muita relevância. Não se esqueça de fazer o uso racional desse recurso que já é escasso em muitas regiões do planeta! Ao invés de usar mangueiras para limpar calçadas, utilize a vassoura e um balde de água. Não desperdice água ao fazer a sua higiene diária, ao tomar banho, escovar os dentes, lavar o rosto e etc.
Quanto ao consumo de energia elétrica, lembre-se sempre de desligar da tomada aqueles equipamentos eletrônicos que não estiverem em uso. Já existem opções de equipamentos que consomem menos energia e água, portanto dê preferência aos mesmos quando for adquirir algum eletrodoméstico ou equipamento eletrônico. Privilegie a iluminação natural dos ambientes e evite o uso de aquecedores e ar condicionados. Você também pode usar as escadas no lugar do elevador e fazer exercício preservando o meio ambiente.
Procure saber se no seu ambiente de trabalho são adotadas práticas ambientais. Em caso negativo, comece a observar se as impressões são feitas em ambas as folhas de papel, se é realizada coleta seletiva, qual é o destino de papéis e recicláveis e assim por diante. Monte um grupo de trabalho para isso, se necessário. E incentive seus colegas a utilizarem copos não descartáveis.
Faça trabalhos voluntários. É bom para você e excelente para quem recebe a ajuda! Redes sociais são essenciais para difundir boas práticas e informações úteis. Procure sempre se informar sobre a questão ambiental e sobre dicas que possam ajudar a reduzir os impactos ambientais que você produz. Jornais, livros, revistas, sites e blogs podem ser fontes valiosas de informações! E sempre passe aquilo que você aprendeu para adiante, divulgue seus conhecimentos, ensine o que você sabe para amigos, familiares, namorados, colegas de trabalho...
O melhor é ficar à vontade para desenvolver as suas próprias práticas ecológicas!
Ecomeninas
http://ecomeninas.blogspot.com.br/2009/03/asmare.html
Assinar:
Postagens (Atom)
