terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governo vai jogar pesado (e contra o povo)


Governo vai jogar pesado (e contra o povo)



Na tarde do dia 11 de dezembro (quarta-feira) será votado o Plano Nacional de Educação no plenário do Senado Federal. E isso acontecerá faltando nove dias para se completar três anos de tramitação. Caso a referida votação aconteça, ainda teremos o retorno do Projeto para a Câmara dos Deputados, ou seja, PNE que é bom só ano que vem.


Acaba de ser inserido na página do Senado o Substitutivo do Governo (http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=108259) ou seja, o texto que a maioria da Casa tentará aprovar. O referido texto é assinado pelo senador Vital do Rego (PMDB), relator da matéria na CCJ.


O que o governo quer (e não houve intensa pressão social) aprovar?


1.     O texto, mais uma vez, retira qualquer referência a que o percentual de 10% do PIB de investimentos públicos seja usado exclusivamente na rede pública de ensino. A palavra pública é excomungada do PNE mais uma vez. Sai do parágrafo 3º do artigo 5º e sai do texto da Meta 20.


2.     O substitutivo garante que sejam contabilizados dentro dos 10% do PIB todos os recursos públicos repassados para o setor privado, sejam aqueles amparados pelos artigo 213 da Constituição Federal (para privadas que sejam filantrópicas, comunitárias e confessionais) e também em programas de bolsas concedidas em troca de isenções fiscais e financiamento estudantil.


3.     Suprime a destinação de 50% dos recursos arrecadados com o bônus de assinatura pagos pelas empresas nos leilões de petróleo sejam direcionados à educação. O governo considera que o dinheiro existente já é suficiente.


4.     Altera o texto sobre o Custo Aluno-Qualidade. Ao invés de estabelecer dois anos para sua implantação, o governo quer este prazo para defini-lo. Ou seja, não existe prazo legal para implantar um padrão mínimo de qualidade, ou dito de outra forma, não teremos padrão mínimo tão cedo em nosso país.


5.     Ainda sobre o CAQ, o novo texto suprime a proposta de que, ao ser implantado, caberia a união complementar financeiramente todos os estados e municípios que não tivessem recursos suficientes para efetivá-lo. É a melhor demonstração de que a intenção não é implantar um padrão de qualidade nos próximos dez anos.


6.     O Substitutivo do governo manteve uma redação que não garante a primazia da educação inclusiva. A redação confusa trata com mesmo peso o direito constitucional de ter oferta de educação inclusiva com a oferta de turmas ou escolas exclusivas.


7.     O texto também não consertou as alterações feitas na Meta 5, que no Senado foram encurtando o prazo para que a alfabetização de nossas crianças se complete, redação que provocará nocivas alterações curriculares nas escolas brasileiras.


8.     A palavra pública também foi retirada da Meta 11. Na Câmara havíamos conquistado que 50% das novas vagas de educação profissional seriam públicas. Hoje 57% são privadas. O governo retirou o termo “pública” e colocou “gratuita” no lugar.


9.     A mesma maldade foi feita na Meta 12, onde havia a garantia de que 40% das novas vagas do ensino superior seriam públicas, mas que agora não haverá nenhuma garantia, podendo perfeitamente continuarmos com 74% das matrículas nas mãos do setor privado.




Para não dizer que o voto do governo não avança em nada (acusação que sofrerei com certeza) o senador Vital do Rego não insistiu com a absurda interpretação de que colocar prazo para determinadas obrigações aos entes federados era inconstitucional.


A quarta-feira será tensa e marcada pela vontade do governo de aprovar um PNE que não aumente despesas (afinal o “mercado” pede tal postura todos os dias nos editoriais!) e que esvazie avanços importantes na busca por uma educação pública de qualidade.


Só sei de uma coisa: tal postura deve contar com a aguerrida e decidida oposição de todas as entidades da sociedade civil. É o mínimo que se espera!

sábado, 7 de dezembro de 2013

Blog do Luiz Araújo: Governa vai jogar pesado (e contra o povo):

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Guerra e Paz

impresso.em.com.br

Não vi a obra de Portinari, em exposição em Belo Horizonte.
Falta de interesse, não creio, falta mesmo de possibilidade de
tempo e dinheiro, procuro explicar.

Hoje, sábado, lendo um jornal mineiro de quinta-feira passada, 
no trabalho,  encanto-me com o caderno Cultura, 
as matérias que descrevem um pouco da "Cerimônia Do Adeus", 
"Lição de Paz" e acabo emocionada, agradecendo 
que não tenha chegado alguém.

Tentei perguntas para entender este ponto(?).

A resposta estaria na crônica da escritora Marina Colasanti, 
"O que dizem três notícias", que havia lido antes, 
tenho mania de ver o jornal de trás pra frente, 
na ultima página do caderno. 
A valorização de supérfluos, ou fuga e empobrecimento de reais sentimentos. 
Crianças que escrevem cartinhas pra Papai Noel desejando objetos 
de puro e simples consumo, fã-clubes que seguem certa cachorrinha e 
uma bolsa feminina, que num leilão, pode chegar a valer mais 
que uma verdadeira obra de arte, retratando um pouco 
do que vemos na realidade dos nossos dias.

"Lição de Paz"veio descrevendo o grande esforço e dedicação 
da professora, para mostrar uma obra grandiosa aos pequeno alunos 
de uma escola pública, moradoras de um aglomerado na capital mineira e 
um coral que esteve presente para homenagear a obra e se despedir.

"Cerimônia Do Adeus"trata de nos fazer entender um pouco o processo,  
as dificuldades e riscos sem fim que envolve uma verdadeira obra de arte, 
todos os cuidados e perigos a serem evitados e a grandeza, 
esforço e empenho das pessoas para nos dar a oportunidade de apreciar.

Não me esforcei o suficiente para ver e então tive que chorar...

Ouro Preto, 30 de novembro de 2013. 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

"... É REDONDA A CRISE TERRESTRE ...

... e ninguém lhe dá solução. Desisti de a pensar. Voltei-me de novo para a poesia. Sigo-lhe o rasto, pouco a penso, mastigo-a e saboreio-a, tento destrinçar os ingredientes, não a olho de cima. Arrisco o diletantismo."

04 Agosto, 2013

Que movimentação boa!

No próximo dia 30 de Novembro vamos festejar 

o Dia da Livraria e do Livreiro.


Depois de, no ano passado, 
ter sido assinalada a primeira edição do Dia das Livrarias, 
inspirada por ventos vindos do país vizinho e 
assinalando o aniversário da morte de Fernando Pessoa e 
de Fernando Assis Pacheco (este último, precisamente numa livraria de Lisboa), 
a Fundação José Saramago e o movimento Encontro-Livreiro 
estabeleceram uma parceria que passará a assumir a organização e a dinamização 
do a partir de agora designado DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO
tornando-o mais abrangente e destacando sobretudo o lugar central 
que o livreiro ocupa no percurso do livro e na promoção da leitura.
O Dia da Livraria e do Livreiro é um dia de Festa! 


Festa da livraria! Festa do livreiro! Festa do leitor!


O leitor, que para nós não é apenas um cliente, é o convidado de honra deste e 

de todos os dias e quem verdadeiramente justifica a livraria e o livreiro e garante, 
não só o futuro do livro e das gentes do livro, mas também o progresso, 
esclarecido e em liberdade, do(s) país(es).


Apelamos a que todas as livrarias, que queiram fazer deste dia o seu dia de festa, 

comecem, desde já, a preparar uma iniciativa especial para assinalar a data.


Apelamos a todos os leitores que, nas suas agendas, 
assinalem o dia 30 de Novembro como um dia de visita a, 
pelo menos, uma livraria, 
associando-se à festa do(s) seu(s) livreiro(s).


Vamos encontrar formas de divulgar todas as iniciativas 
que surjam neste âmbito e com este espírito e 
voltaremos com mais notícias.


Boas leituras e até breve!


Lisboa | Setúbal, 1 de Novembro de 2013



Fundação José Saramago | Encontro-Livreiro
Publicada por 

drink Cappuccino

Receita do drink  Cappuccino

Ingredientes:
2 doses de café
100 ml de leite frio
20 ml de xarope de caramelo
Metade de um cookie
Chantilly
Calda de chocolate

Modo de fazer:
Primeiro, decorar o copo com a calda de chocolate. Colocar as duas doses de café, o leite gelado, o xarope de caramelo e metade do cookie na coqueteleira. Adicionar cinco cubos de gelo e misturar por um minuto. Depois é só colocar no copo e decorar com chantilly.

domingo, 17 de novembro de 2013

Ensinar Matemática de maneira divertiva: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Ensinar Matemática de maneira divertiva: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM O objetivo deste trabalho é destacar a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no aten...

Efeitos das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática

Os efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática geralmente são diversos e vão além da área acadêmica especifica, afetando áreas como a atenção, a impulsividade, a perseverança, a linguagem, a leitura e a escrita.

Área de dificuldade: Atenção seletiva
Amostra de condutas                                                         



· Parece não conseguí-lo.

· Distraí-se com estímulos irrelevantes.

· Conexões e desconexões.

· Fadiga-se facilmente quando tenta concentrar-se.

Área de dificuldade: Impulsividade

Amostra de Condutas

· Buscas curtas.

· Trabalha rápido demais e por isso, comete erros por descuidos.

· Não usa estratégias de planejamento.

· Frusta-se facilmente.

· Ainda que se conceitualize bem, é impaciente com detalhes.

· Cálculos imprecisos.

· Desatenção ou omissão de símbolos.

Área de dificuldade: Perseveração

Amostra de condutas

· Tem dificuldade em mudar de uma operação ou um passo para outro.

Área de dificuldade: Inconsistência

Amostra de condutas

· Resolve os problemas em um dia, mas no outro não.

· É capaz de grande esforço, quando motivado.

Área de dificuldade: Automatização

Amostra de conduta

· Não examina o trabalho.

· Não pode indicar as áreas de dificuldade.

· Não revisa previamente as provas.

Área de dificuldade: Linguagem/Leitura

Amostra de conduta

· Tem dificuldades na aquisição do vocabulário matemático. Confunde dividido por/dividido entre; centena/centésimos; MMC/MDC; 4 menos X/ 4 menos X; antes/depois; mais/menos.

· A linguagem oral ou escrita se processa lentamente.

· Não pode nomear ou descrever tópicos.

· Tem dificuldade em decodificar símbolos matemáticos.

Área de dificuldade: Organização espacial

Amostra de conduta

· Tem dificuldade na organização do trabalho ba página.

· Não sabe sobre qual parte do problema centrar-se.

· Tem dificuldades representando pontos.

· Perde as coisas.

· Tem dificuldades para organizar o caderno de anotações.

· Tem pouco sentido de orientação.

Área de diculdade: Habilidades grafomotoras

Área de condutas

· Formas pobres do números, das letras e dos ângulos.

· Alinhamento dos números inapropriados.

· Copia incorretamente.

· Necessita de mais tempo para complentar um trabalho.

· Não pode escutar enquanto escreve.

· Trabalha mais corretamente no quadro-negro do que no papel.

· Escreve letra de forma em vez de letra cursiva.

· Produz trabalhos sujos, com rasura, em vez de apagar.

· Tem ineficaz domínio do lápis.

· Escreve com os olhos muito próximos ao papel.

Área de dificuldade: Memória

Amostra de condutas

· Não memoriza a tabuada de multiplicar.

· Apresenta ansiedade frente a testes.

· Ausência do uso de estratégias para o armazenamento de informações.

· Pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez.

· Parte números ou letras.

· Inverte seqüência de números ou letras.

· Tem dificuldade para recordar seqüências de algorítmos, estações e meses, etc.

Área de difilculdade: Orientação no tempo

Amostra de condutas

· Tem dificuldades em trabalhar com as hora.

· Esquece ordem das aulas.

· Chega muito cedo ou muito tarde à aula.

· Tem dificuldades em ler o relógio analógico.

Área de dificuldade: Auto-estima

Amostra de condutas

· Acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito.

· Nega a dificuldade.

· É muito sensível a críticas.

· Opõe-se ou rechaça ajuda.

Área de dificuldade:Habilidades sociais

Amostra de condutas

· Não capta os códigos sociais.

· É amplamente dependente.

· Não adapta a conversação de acordo com a situação ou com audiência.

Texto extraido do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.