quinta-feira, 16 de junho de 2011

PRA PENSAR...

                
 "A educação é um processo social, é desenvolvimento.
  Não é a preparação para a vida, é a própria vida."
  John Dewey

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ouro Preto 300

















Ouro Preto, vejo-te passar!   
Andas pelo tempo                                                
Vais pelos rios                    
Atravessas as fronteiras      
Escancaras tuas janelas     
Jorras teus chafarizes                                                                                
O mundo te reverencia                             
Não deves quedar                                                    
Mesmo depois dos chicotes                                                               
Que te arrancaram o ouro                                                                                                           
Ou da corda que rompeu
Para te oprimir
Homens tirados de suas casas
Jamais puderam retornar
És valente e amada
Retomas o fôlego
Em teus carnavais
Nos festivais
Ao soar dos sinos
Nas cantigas de anjos
Segues em procissão
Numa promessa constante
Ainda que os homens descuidem de ti
Que chuvas possam te castigar
Apague tuas luzes
Ao ascenderem as velas
Vamos comemorar
Com o sopro do vento no Itacolomi
Que há muito assiste
Este teu caminhar                                                                                                                     

 
                                                           
 


         
                                                                     
                                                                     
   
                       
                                                                                                                                                                    

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Anjos de Maio

Noite fria                                              
Lua brilhante de maio                                
Coroação, mês de Maria

Para esperar...                      
Anjos afinam suas vozes            
Desamarram as asas
Os vestidos voam                          
         
Dos cabides para o sol
Bilhetinhos amassados                         
Trazem versos decorados                 
O ir e vir todos os dias de ensaios
Esconde sonhos, expectativas 

O que oferecer a Maria...  
No dia, missa
Ao final burburinho
Olhares se voltam para a porta
Eles entram
Esvoaçantes, sorridentes
Curiosos, coloridos
Sobem e se espalham do céu ao chão
Rodeando Nossa Senhora
Quem vê sorri, chora, quase aplaude
O anjo canta
Encanta
Com o olhar fixo em Maria
Algum se ajeita
Ou estremece
Um ainda ri
Às vezes esquece
 
Tropeça
Vira pra ca
Ou cutuca outro ali
Depois acenam
Vão cantando
Com o coração aos pulos
No olhar o brilho
De quem falou mais perto
Na boca o canto
Doce lembrança
Se materializa nas amêndoas
Não sei onde 
Mas fica guardada toda emoção
No coração ainda
Balança uma peninha da sua asa
Na memória ecoa sua voz uma canção 

Maria...                                                                 
( pra Laurinha, Caia, Marina, Maria e Alice)






sexta-feira, 27 de maio de 2011

UM INSTRUMENTO INSUBSTITUÍVEL

          "O livro impõe uma forma específica de recepção
          e de trabalho do leitor, que é completamente diferente
          dos exigidos pelos outros veículos de comunicação.
          Ao instigar a recriação de idéias e a compreensão,
          o livro coloca-se como instrumento insubstituível no processo
          de formação cultural de um indivíduo ou de um povo."   
                                                                                                         José Paulo Paes