quarta-feira, 11 de abril de 2012


XI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2012
Livraria Asabeça (loja na Internet que comercializa livros da Scortecci Editora, Fábrica de Livros e Pingo de Letra) organiza anualmente, desde 2002, o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio de 2012 contemplará trabalhos inéditos nos gêneros literários POESIA eCONTO e tem por objetivo publicar novos talentos e promover a literatura brasileira.
REGULAMENTO
Inscrições grátis, através da ECT até 30 de setembro de 2012, valendo a data postal.
Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
O candidato poderá participar com apenas uma obra, obrigatoriamente inédita, nos gêneros POESIA ou CONTO, de até 60 páginas, formato A-4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, corpo 12, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, fonte Times New Roman.
Não serão aceitas obras com os dois gêneros.
Trabalhos publicados em Blogs e Sites (menos e-books, com número de ISBN) são considerados inéditos e poderão fazer parte da obra.
Trabalhos publicados em antologias, coletâneas, jornais e revistas perdem a condição de inéditos e não poderão fazer parte da obra.
Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
A obra deverá ter obrigatoriamente um título.
Não há necessidade de pseudônimo (nome literário).
Enviar junto com a obra, em uma única encadernação espiralada, no final da encadernação, as seguintes informações:
Nome completo (Igual ao do RG)
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
Email
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas
Enviar para:
XI PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2012Rua Dep. Lacerda Franco, 107
Pinheiros - São Paulo, SP - CEP 05418-000
PRÊMIOS
Categoria Poesia - Contrato de publicação da obra com a Scortecci Editora de 150 (cento e cinqüenta) exemplares, sendo 100 exemplares para lançamento e comercialização e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor, no formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, capa colorida com papel cartão 250 gramas, com orelhas.
Categoria Conto - Contrato de publicação da obra com a Scortecci Editora de 150 (cento e cinqüenta) exemplares, sendo 100 exemplares para lançamento e comercialização e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor, no formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, capa colorida com papel cartão 250 gramas, com orelhas.
Os livros terão ISBN, Ficha Catalográfica e selo Editorial Scortecci / Asabeça.
A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa dos exemplares comercializados, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.
Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 25,00.
Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.
OBSERVAÇÕES
- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso de seu nome e imagem pela Livraria Asabeça e Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização da obra.
- O resultado do XI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2012 dar-se-á até 31 de dezembro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores se obrigam a entregar à Scortecci Editora, no prazo de até 15 dias, após a divulgação do resultado, o arquivo digital da obra.
CRONOGRAMA
- Inscrições: até 30 de setembro de 2012.
- Divulgação dos vencedores: até 31 de dezembro de 2012.
- Lançamento das obras: Em 2013 em data e local escolhidos pela editora em comum acordo com os autores.

domingo, 8 de abril de 2012

Porque é Páscoa

" De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminarmos.
Devemos fazer da interrupção um caminho novo,
... Da queda uma dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro "


Fernando Sabino

A Importância da Leitura




Ler é importante

Até os que não praticam o “ler é importante” reconhecem o seu valor como modelo eficiente na busca do conhecimento individual e também coletivo, essencialmente universal.


Hoje existem diversas outras maneiras também eficazes para a obtenção do conhecimento, mas a leitura é ainda o melhor dos caminhos. O hábito, do qual tanto se fala como necessidade para o gosto pela leitura, lembra o de um corpo que aos poucos vai ganhando, com exercícios, o que chamamos de condicionamento físico.

Ler também é divertido. Ou não é? A leitura de um bom livro lembra paixão. Um bom livro não se larga, não se abandona, não se esquece. É assim que paixão vira amor.


O início – como tudo na vida – não é fácil. É preciso vontade. Opções mais sedutoras acabam nos levando para o menos trabalhoso. O pecado da preguiça opera desculpas e faltas disso e daquilo, provocando em nós o aparecimento do que chamamos de silêncio cultural. Silêncio cultural é a mesma coisa que falta de conteúdo. Corremos o risco de uma geração que só lê manchetes e links, que nem sempre, em sínteses, expressam o cerne da questão.

Antes que eu esqueça, do que deve ser lembrado, é que o tal hábito da leitura passa pelo esforço das partes (mercado, profissionais do livro e governo) e de todos os agentes (professores, intelectuais e leitores). Não há educação quando a ignorância habita a família, a escola, o trabalho, os governos. Não há leitura sem o comprometimento do livro com suas mais diversas ferramentas. O livro precisa colocar-se aos olhos. Ele é mágico, oportuno e pluriapto. A inclusão cultural pela leitura deve, e precisa, passar pela coragem política do mundo real e virtual.

O livro pode até acabar, na forma como hoje o conhecemos, na plataforma papel, mas a leitura não. Exclusão tem cura quando não é doença. Adentrar em uma livraria não precisa ser um desafio incomum.

Outro dia – ainda na minha adolescência – quando descobri que “ler é importante” alguém desavisado me disse: Um país se faz com homens e livros. Foi Lobato quem me disse do papel para o meu profundo despertar. Naquela tarde incomum atendi ao seu chamado.

Depois escutei também os segredos de Alencar, Sabino, Clarice, Machado, Bandeira, Cecília, Drummond, Graciliano, Lygia, Cabral, Bilac, Rachel, Callado, Gullar e todos os outros Amados.

João Scortecci



http://www.joao.scortecci.nom.br/lermais_materias.php?cd_materias=80&friurl=:-A-Importancia-da-Leitura-:

Se procurar bem você acaba encontrando



"Se procurar bem você acaba encontrando.

Não a explicação (duvidosa) da vida,

Mas a poesia (inexplicável) da vida." 

Carlos Drummond de Andrade 

terça-feira, 3 de abril de 2012

NOCTURNO  
Florbela Espanca
                                                                                                            
Amor! Anda o luar todo bondade,  
Beijando a terra, a desfazer-se em luz. .  
Amor! São os pés brancos de Jesus  
Que andam pisando as ruas da cidade!


E eu ponho-me a pensar ... Quanta saudade  
Das ilusões e risos que em ti pus!
Traçaste em mim os braços duma cruz,  
Neles pregaste a minha mocidade!


Minh’alma, que eu te dei, cheia de mágoas,  
É nesta noite o nenúfar dum lago  
‘Stendendo as asas brancas sobre as águas!
  
Poisa as mãos nos meus olhos, com carinho,  
Fecha-os num beijo dolorido e vago...  
E deixa-me chorar devagarinho ...  

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Você ja foi a Inhotim?






























:

Cildo Meireles, Desvio para o vermelho I: Impregnação, II: Entorno, III: Desvio, materiais diversos, 1967-84, foto: Pedro Motta
Então precisa ir. Se possível constantemente, pois novas galerias estão surgindo sempre. São obras com força e expressão tamanha que é difícil usar palavras. O que fica mesmo é a delícia de viver momentos que fazem-nos acreditar no homem, na grandeza e na força de um Criador, com a natureza nos mostrando o tempo todo que a beleza e a arte nos tiram da mesmice e transportam para onde queremos estar sempre, bem, com as pessoas, com a natureza, a vida, a paz completa. 
O "Desvio para o Vermelho", é pleno e ao contrário não nos incomoda, surpreende, relaxa e alegra intensamente. É bom preparar para andar, dialogar com a natureza e voltar, coisas para se ver é que não faltam.



















Foto: Heloisa Davino

Hoje estou me sentindo um Saci

 Entregar um livro a alguém é tão prazeroso, o que dizer então de fazer a muitas pessoas? Não sei ainda ao certo, mas esta vindo uma inquietude, começo de alegria, saci, estou a própria por todos os motivos. Não vou deixar de oferecer este momento a todos que aqui veem. Agora é so mais um pouco, um pozinho mágico de Piripimpim e a Biblioteca Comunitária
CASA DO CRER SER vai abrir para uma comunidade inteira e ainda com  idéias para chegar a mais gente. 
So falta um pouquinho.

PARA ENCAMINHAR OS LIVROS A SEREM DOADOS, ENTREM EM CONTATO COM este blog ou ainda com o e-mail     lilidaladeira@yahoo.com.br
Por gentileza, procure doar livros em bom estado.



Você contribuindo com a criação de uma Biblioteca Comunitária Bairro Santa Cruz - Ouro Preto - MG

2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil