A capacidade de mudar e a possibilidade de causar mudança, dentro das pessoas que querem algo mais para ver e viver a vida, apenas um sinal e tudo pode acontecer. O momento se da, mas existem os que preferem fugir ou transferir para o próximo aquilo que evitam ver em si mesmos. O surgimento de um rato, além de gritos e sustos, pode trazer um gato e gerar grandes mudanças para uns e retrocessos para outros. Voltar para casa dos pais sem nenhum crescimento ou rever a vida e transformar tudo em nova vivência. Sem culpas nem culpados, apenas saber o que transformar, onde ir, parar e como prosseguir. Olhar para todos os lados e não deixar de dar a verdadeira importância a tudo que teve, ao que recebeu sem pedir, ou a forma que foi dado. Sem idealizar como num conto de fadas, pesar a intenção, as diferentes maneiras de demonstração de amor. Reconhecer que teve o melhor e que também por isso busca oferecer bem mais. Avaliar o que não tem sido bom e buscar nos pequenos sinais, nos momentos simples todas as novas possibilidades, sem esconder de si mesmo a beleza de viver.AVISO LEGAL: "As informações existentes nas mensagens são para contar para todos. A utilização, divulgação, cópia ou distribuição desse blog é extremamente necessária, deve acontecer e gerar ações por todos e de todos os lugares."
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
O pequeno Tigrão ou Onde está seu gato.
A capacidade de mudar e a possibilidade de causar mudança, dentro das pessoas que querem algo mais para ver e viver a vida, apenas um sinal e tudo pode acontecer. O momento se da, mas existem os que preferem fugir ou transferir para o próximo aquilo que evitam ver em si mesmos. O surgimento de um rato, além de gritos e sustos, pode trazer um gato e gerar grandes mudanças para uns e retrocessos para outros. Voltar para casa dos pais sem nenhum crescimento ou rever a vida e transformar tudo em nova vivência. Sem culpas nem culpados, apenas saber o que transformar, onde ir, parar e como prosseguir. Olhar para todos os lados e não deixar de dar a verdadeira importância a tudo que teve, ao que recebeu sem pedir, ou a forma que foi dado. Sem idealizar como num conto de fadas, pesar a intenção, as diferentes maneiras de demonstração de amor. Reconhecer que teve o melhor e que também por isso busca oferecer bem mais. Avaliar o que não tem sido bom e buscar nos pequenos sinais, nos momentos simples todas as novas possibilidades, sem esconder de si mesmo a beleza de viver.Presente Para você

"Como Mudar o Mundo" - empreendedores sociais e o poder das novas idéias - David Bornstein - Um livro que gostaria de oferecer a todos amigos, sem nenhuma pretensão, apenas intenção de uma leitura prazerosa, inspiradora. Estou lembrando de todos, sei que vocês fazem e querem fazer o bem para o maior número de pessoas. Meus amigos são pessoas muito importantes, ocupam espaço significativo na minha vida. Tudo que é bom me remete a estas pessoas, com diferentes nomes, de diferentes lugares, são estrelas com brilho próprio e que fazem a vida mais bonita ainda.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
CASA ARRUMADA
É chegada a hora de coletar. Os livros estão vindo através de diferentes mãos. São conversas de encontros informais nas ladeiras de Ouro Preto, telefonemas, mensagens, indicações, em fim, por ai, para em breve levá-los para o bairro Santa Cruz. Tem gente se mobilizando para fazer a biblioteca Comunitária acontecer, voluntários para pedir, buscar em seus carros e ou trazer até nós. São muitas, Caia, Rosa, Izabel, Marinalva, Roberto, Selma, Renata, Lia, Vicente, Zé Maria, Paula, Monica, Sérgio, Heloisa e ainda virão muitos mais. Você também pode fazer isso acontecer. Final de ano é hora de ver a
CASA ARRUMADA
CASA ARRUMADA
A vida é muito mais do que isso...
"A cada dia que vivo, mais me convenço
"A cada dia que vivo, mais me convenço
de que o desperdício da vida está
no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca
e que, esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade."
Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa...
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa...
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
Carlos Drummond de Andrade
Permacultura Pedagógica: Ecodesing da propriedade
Permacultura Pedagógica: Ecodesing da propriedade: O Ecodesign da Propriedade Rural Familiar Permacultural
Antônio Roberto Me...
Antônio Roberto Me...
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
CALCULE SUA PEGADA ECOLÓGICA PEGADA ECOLÓGICA? O QUE É ISSO?
CALCULE SUA PEGADA ECOLÓGICA
PEGADA ECOLÓGICA? O QUE É ISSO?
Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo dos nossos hábitos, costumes, formas de viver. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!
sábado, 26 de novembro de 2011
Vale a Pena
A minha geladeira ficou mesmo desligada, agora caminho para fazer o mesmo com a televisão, cada vez menos ela tem feito parte de meus dias. Quero chegar a ter uma vida totalmente simples e realmente ligada com a natureza. Acredito que é o que se pode fazer para o bem viver.
Sem muitas teorias, mas somente para lançar pelo ar uma ideia possível.
"Visa-se cooperação em vez de competição, integração em vez de fragmentação"
O que é a Permacultura?
"Permanent Agriculture" em inglês - nasceu na cabeça de Bill Mollison, ex-professor universitário australiano, na década de 1970. Refugiado das loucuras da sociedade de consumo, Mollison percebeu que nem os cantos remotos do interior australiano onde morava seria poupado do colapso planetário iminente - a flora e a fauna estavam diminuindo sensivelmente...
"Resolvi", falou Molifone na sua passagem pelo Brasil em junho de 1992, "que, se voltasse para o mundo, voltaria com uma coisa muito positiva".
Foi assim que nasceu a ideia de criar sistemas de florestas produtivas para substituir as monoculturas de trigo e soja, responsáveis pelo desmatamento mundial. Observando e imitando as formas de florestas naturais do lugar, revelou-se possível a criação de sistemas altamente produtivos, estáveis e recuperadores dos ecossistemas locais.
Depois de dez anos implantando, com grande sucesso, tais sistemas em todos os continentes, Mollison e seus colaboradores perceberam que não adianta concentrar-se em sistemas naturais sem considerar os outros sistemas tão vitais para a sobrevivência humana: sistemas monetários, urbanos (arquitetura, reciclagem de lixo e águas), sociais e de crenças. A "Permanent Culture".
Baseada na prática de "Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes" (quer sejam dinheiro, tempo ou informações), a permacultura ousa acreditar na possibilidade da abundância para toda a humanidade através do uso intensivo de todos os espaços, através do aproveitamento e geração de energia, da reciclagem de todos os produtos (acabando assim com a poluição) e através da cooperação entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta.
Princípios da Permacultura
Princípios Éticos:
Cuidados com o planeta / Cuidados com as pessoas / Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos) / Limites ao consumo.
Grupo de Permacultura da UFSC
Assinar:
Postagens (Atom)

